quinta-feira, 19 de março de 2015

    Acabei de terminar o filme A sorridente Madame Beudet (La Souriante Madame Beudet) de 1923, dirigido por Germaine Dulac e filmado e lancado na Franca.
   Sinopse: A senhora Beudet e uma senhora casada com um homem bem mais velho e extremamente infantil. Toda vez que ele quer manipular a esposa, ele pega uma arma sem balas e finge que ira se matar. Ela toda assustada acaba cedendo, mas cada vez acaba ficando mais triste e entediada.
   Um dia, ela decide colocar balas na arma, mesmo sentindo um remorse depois. Mas pela primeira vez, ele nao aponta a arma para a propria cabela, mas sim para a da esposa.
   Meus Comentarios: Esse foi o filme que eu mais demorei para entender. Primeiramente, as legendas estavam apenas em Frances, e apesar de eu estudar Frances, muitas coisas eu nao consegui entender. A minha sorte foi que o filme e bem claro por todas as imagens.
   Esse e o primeiro filme que paisagens sao filmadas, e alias sao lindas - Ahhh Paris :)
   Vou ser sincera, que apesar de o filme ser considerado o primeiro filme feminista a ser lancado e eu simplesmente adorer qualquer simbolo feminista possivel, achei o filme bem confuse e algumas vezes beirando ate mesmo a loucura com um milhao de close-ups dos mais variados objetos.
   Deu saudades dos filmes do Griffith.

terça-feira, 17 de março de 2015

   Acabei de terminar o meu decimo primeiro filme da lista 1001 filmes para ver antes de morrer. O filme foi  Órfãs da Tempestade (Orphans of the Storm) de 1921. Dirigido por ele, o homem. O mito. D.W. Griffith. E claro, estrelado por sua musa inspiradora, Lilian Gish (fiz uma biografia dela aqui ). Dessa vez, ela não esta sozinha, esta com a sua irma amis nova Dorothy Gish.
    Li que esse foi o ultimo filme famoso de Griffith e Lilian Gish :(
    Sinopse: O filme se passa na Revolução Francesa, onde duas orfas ( Dorothy e Lilian) vao a Paris para tentar achar a cura da cegueira de Louise (Dorothy). Porem, elas sao separadas em Paris e enquanto Louise cai nas garras de uma mendiga que a faz pedir dinheiro, Henriette e raptada e levada para uma festa muito da doida, onde ela conhece um aristocrata que se apaixona por ela.
    A revolução explode. Todos os aristocratas sao condenados a morte, inclusive o amor de Henriette, que além de ter que procurar sua irma perdida, ainda tem que proteger o seu amado e a si mesma por proteger ele.
   Meus Comentarios: Esse e o filme mais perfeito de Griffith em muitas formas. Ele usa muitos close-ups nos personagens e faz tomadas de vários ângulos (algumas deixando ate a cena com um corte interessante).
   As irmãs sao extremamente bonitas, claro que Lilian sendo mais e tendo muito mais presença que a irma. As duas sao exatamente do mesmo tamanho, usam vestidos iguais e cabelos igualmente caracolados. Algumas cenas eu cheguei a me confundir.
   Apesar de o filme se passar na Revolução Francesa, todas as outras mulheres que aparecem em cena usam cabelo e maquiagem dos anos 20 mesmo, com aquelas boquinhas de coração e tudo. Ahhh Griffith.
  Não posso deixar de comentar que apesar de serem irmãs na vida real e no filme não deixei de achar curioso o fato de elas sempre beijarem na boca em cena. Tanto que elas passam mais tempo se beijando do que beijando os amores delas. Achei interessante essa pureza que tem no filme. Não seria assim hoje em dia, com certeza.
  Griffith também não era alguém que deixava de fazer uma cena grandiosa por falta ser mao de vaca. Em cenas de batalhas, existem centenas de figurantes normalmente em um set mais grandioso ainda.
 Acredito que esse foi o meu ultimo filme de Griffith. Me bateu ate uma certa tristeza, pois os filmes dele realmente eram inovadores, principalmente para a época. Ele usava bons elementos de filmagem, uma trilha sonora muito bem trabalhada (chega a ser eletrizante em alguns momentos) e uma boa escolha de cast. Recomendo

 
 
Griffth
 

quarta-feira, 11 de março de 2015

   Finally. Terminei o 847490...nao sei mais qual era o numero desse filme, mas consegui terminar o filme A Carruagem Fantasma (Körkarlen) de 1921 e filmado e lancado na Suecia. Foi dirigido e estrelado por Victor David Sjöström.
   Primeiramente eu gostaria de falar que estou com um teclado americano e que nao tem os acentos brasileiros no mesmo lugar :(
  Sinopse: 3 bebados estao comemorando o ano novo quando um deles comeca a contar a historia da tal carruagem fantasma. Segundo a historia, a carruagem sempre passa no ultimo minuto do ano, carregando a morte, e segundo o relato do bebado, a ultima pessoa que morre no ano vira a morte e ira passar todo colhetando as almas daqueles que morrerem.
    Enquanto isso, o bebado que esta contando a historia morre e a carruagem aparece para ele. Por sorte a morte era um conhecido dele que ira mostrar os erros que ele fez em vida para transforma-lo em uma pessoa melhor.
   Meus Comentarios: Esse eh o primeiro filme de suspense/terror que aparece na lista e nao vou negar que sou grande fa do genero e ja estava ansiosa querendo assistir um. A trilha sonora eh aterrorizante, daquelas que nao ouviria sozinha no escuro, porem, claro, nao eh um filme que voce tera sustos ou nada parecido.
   Um ponto forte do filme sao os efeitos especiais, muito bem realizados para um filme de 1921 (so perde para Viagem Para a Lua ). Os efeitos sao tao legais, que voce consegue ver a carruagem sumindo em tela e mesmo as pessoas verem elas mesmas mortas mesmo elas estando no mesmo quadro. Muito bem executado.
     O simples fato eu so nao entendi. Afinal, como uma menina nova e bonita e daquela que esta doente e quase morrendo gosta daquele cara?? Velho, bebado, grosso e nojento. So em filme eu acredito.
    Um outro ponto para ser comentado sobre esse filme eh a fotografia. Com certeza a melhor de todos os filmes ate agora. Esse foi o mais claro e nitido de todos, e nao por que foi restaurado, mas sim por que a fotografia do mesmo eh otima. Parabens para o diretor pois dirigiu e atuou em um otimo filme.
    Meu proximo filme sera do homem. O mito. D.W. Griffith, do qual eu ja vi several filmes como o polemico  O Nascimento de uma Nacao , o interessante Intolerancia , o romantico e fofo O Liria Quebrado e o meu favorito O Horizonte Perdido . Vamos ver o proximo :)
 
 

terça-feira, 3 de março de 2015

E mais do que finalmente eu terminei o filme (qual era o número mesmo??) da lista 1001 Filmes para Ver Antes de Morrer.
O filme em questão foi  Within Our Gates, que por incrivel que pareça, não tem uma traduçao para o portugês.
O filme foi lançado em 1920 e dirigido por Oscar Micheaux, que é considerado o primeiro diretor e cineasta Afro-Americano e um dos mais ispiradores de toda a história do cinema, principalmente por tratar de temas polêmicos, como por exemplo, racismo, igualdade e morte,
Sinopse: Uma jovem negra decide ir para o Norte do país e lutar um pouco por igualdade e
uma melhor educação para o seu povo. Passando por vários problemas e se descobrindo em um final surpreendente, a menina conhece um medico que a ajuda.
Meus Comentários: Com toda a certeza, esse foi o filme mais complicado para se entender e o que eu me via tendo que voltar algumas partes para entender completamente o sentido.
Apesar de eu achar que a história foi muito mais natural (e verdadeira. Muito mais do que Intolêrancia , que trata o preconceito como uma coisa normal e negros como pessoas más e inconsequentes) Within Our Gates, pelo menos mostra e principalmente mostra como todas as pessoas são iguais, principalmente em questões consideradas certas e erradas (como por exemplo matar alguem).
Não foi o meu favorito, mas não nego que adorei ter visto atores negros finalmente (todos os outros que vi em outros filmes eram atores brancos pintados).
Vou tentar ser mais rapida com o próximo - I promise!!