E olha só, terminei o sexto filme da lista 1001 filmes para ver antes de morrer.
O filme em questão é O Gabinete do Dr Caligari, de 1920 e dirigido por Robert Wiene.
Sinopse: O filme começa em formato flashback, com o protagonista contando sua história para um amigo e como sua noiva ficou estranha e diferente.
A criativa (e louca) história começa em uma feira estilo circo dos horrores na Alemanha, onde esse Dr. Caligari apresenta a sua mercadoria: um homem que nunca acorda, isso mesmo, um homem que só dorme. Com os comandos do Dr. Caligari, o homem que vive dormindo acaba acordando e respondendo perguntas sobre o futuro, quando um homem da platéria pergunta quando ele morreria e ele responde que ele iria morrer ao amanhecer. E para surpresa de todos o cara realmente acorda morto e com essa morte, uma caçada para encontrar o assassino começa.
Meus comentarios: Simplesmente adorei o final desse filme. Pode-se dizer que foi o primeiro filme que tem um final surpreendente.
Agradeci muito por ver que esse filme só tinha 1h11 de duração (depois de uma bateria de filmes muito longos). E agradeci mais ainda mais por uma história bem desenvolvida, com textos claros e atuações assustadoras (destaque para Werner Krauss que faz o Dr. Caligari, que com uma boa caracterização ficou parecendo 40 anos mais velho).
O cenario do filme é visivelmente feito de papelão e pano, mas ao mesmo tempo dá um ar sombrio ao filme, quase gótico, que combina bem com o tema do filme.
Recomendo para quem gosta de filmes escuros, chegando quase a terror.
Nenhum comentário:
Postar um comentário