quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

E acabei de assistir o número 3 da lista de 1001 filmes para ver antes de morrer e o filme foi The Birth Of a Nation (O Nascimento de Uma Nação) de 1915, dirigido por D. W. Griffith e estrelado pela primeira atriz ultra mega famosa pelo mundo, Lilian Gish que surprendentemente viveu até 1993 quando morreu com 99 anos.
O filme se passa em uma época da história que eu considero muito interessante, que é a Guerra civil Americana que tambem é representada no meu filme favorito (falaremos dele no futuro), então, eu tenho uma queda muito grande por esse periodo da historia, onde o sul e o norte dos Estados Unidos entraram em conflito, onde os escravos foram libertos e tambem quando Abraham Lincoln foi assassinado.
O filme conta a história de uma familia do sul tantando sobreviver a essa Guerra e até mesmo vendo alguns membros da mesma sendo mortos de formas violentas e tambem de um romance que acontece entre Lilian Gish e um dos filhos dessa familia que vai se enrolando entre a Guerra e tambem ápos dela quando os brancos e negros travam sua propria batalha.
Meus Comentários - se tenho algo para dizer desse filme é OHHH MY GOD, mas não de um jeito bom.
Primeiramente por que estava já feliz que o número um e o número dois da lista tinham menos de 15 minutos cada um de filme e me suprendi completamente quando vi que esse tinha 3 horas e 12 minutos, que tive que dividir em 3 dias.
Segundo que concordo plenamento que esse filme tem tecnicas cinematograficas fantasticas. Sem sombra de dúvida D. W. Griffith fez um trabalho excelente nas gravações, sendo esse um dos filmes mais simbolicos da história, por sua técnica e atuação. Realmente me prendeu, me deixou aprensiva e me deixou perplexa (motivos que vou falar no terceiro item).
Finalmente terceiro, oh my god de novo. Já vi muitos filmes preto e branco, mas posso dizer que nunca vi um tão branco e não falo da cor do filme, falo da história em sí. O filme levanta a bandeira branca de uma forma que nunca tinha visto até hoje. É claro, estou dando um desconto por ser um filme de 1915 e por ser Americano, mas o preconceito envolvido no filme é tão grande que cheguei a ficar incomodada, principalmente sabendo que aqueles negros eram atores brancos pintados de negros e MUITO mais ainda por a Ku Klux Klan ser vista como hérois que salvaram os probres brancos dos negros (que são representados como loucos, sujos e sem um pingo de sangue humano nas veias).
Tem uma cena onde uma menina branca e bem novinha, com seus 14 anos e uma pureza tão evidente que chega a ser demasiadamente exagerada, vai olhar os passarinhos e um negro que supostamente quer a estuprar chega perto dela e ela acaba se matando pulando de um penhasco. E esse negro depois é morto (pelos supostos hérios da Ku Klux Kan). Mostrou os negros como sendo extremamente violentos com as mulheres que são salvas por hérios levantando a bandeira branca. Tenebroso.
Os atores que me divertiram mais do que imaginava. Lilian Gish que era uma diva nos anos 10 e 20 realmente é alguem com quem qualquer mulher quer parecer, linda e sofisticada mas quem realmente eu gostei foi o ator que fez o Lincon, cenas que considerei como as melhores do filme, pricipalmente a do assassinato.
De todos os 3 filmes que assisti até agora, esse com certeza foi o que me marcou mesmo, terminei o filme com o queixo caído. 3 down, 998 to go.

Nenhum comentário:

Postar um comentário