segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

E continuando a minha peripecia de ver os 1001 filmes para se ver antes de morrer, chego aqui com o número dois, que se chama - O Grande Roubo do Trem, lançado em 1903 e dirigido por  Edwin S. Porter.
A sinopse hoje em dia é eu diria que está bem batida, mas em consideração em 1903, tudo era cem vezes mais reduzido, até mesmo o tempo dos filmes.
O que se passa no filme é um trem sendo roubado por um bando de ladrões que se segue já para a fuga desses ladrões.
Esse filme é muito lembrado pela cena em que um dos ladrões aparece olhando de frente para a camêra, em um dos close-ups mais antigos do mund, com uma arma na mão, atirando na platéia. Essa cena foi ultra famosa e constantemente é lembrada e citada em filmes até hoje.
Minha opinião - esse não é um dos meus filmes mudos favoritos, acho sinceramento ele mais parado do que muitos dos que eu já vi. Eu acredito que filmes mudos, por serem mudos e preto e branco devem sempre ser bem exagerados, neste filme eu já acho que isso não acontece, esse é o estilo de filme que você acaba pensando em outras coisas, perdendo mesmo o fio da historia.
Mas em geral é realmente um filme que merece estar nesta lista, pois como tem um close-up bem marcante, sendo até intimidador, este é um filme que merece ser visto e por que não, revisto, por que cada vez que você assiste de novo, mais coisas você irá reperar, como no boneco que aparece voando do trem em determinado momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário