terça-feira, 7 de abril de 2015

    E hoje eu consegui ser bem rapida. Terminei um filme em um dia apenas. O filme foi Nanook of the North, de 1922. Dirigido pelo genial Robert Flaherty e estrelado por Esquimos. E considerado o primeiro documentario lancado da historia.
    Sinopse: Um grupo de esquimos e gravado em seu habitat natural tentando sobreviver o lugar o lugar totalmente congelado que eles vivem.
    Mudancas de iglu, caca e brigas de animais sao mostradas no filme. Tudo pela sobrevivencia.
A maioria das filmagens acompanha o proprio Nanook, o chefe da tribo e sua familia.
    Meus Comentarios: Simplesmente adorei esse documentario. Principalmente depois do filme ultra mega chato que assisti ontem, o Dr Mabuse. Fiquei interessada nele desde que comecei a ler a lista, principalmente depois que li que a familia de esquimos foi porta por uma avalanche (fato que nao e verdade de nenhuma maneira, Nanook morreu de tuberculose e nao encontrei registro da familia dele).
    Cenas de morte dos animais de verdade me deixam meio chocada e triste, mas as desse filme nao me deixaram por ser pela sobrevivencia mesmo. Nada de exageros ou crueldade, tanto que eles tem pelos menos uns 6 cachorros/lobos a tira colo.
    Li depois nas minhas pesquisas pos filme que o director (Flaherty) encenou muitas das cenas e que Nanook na epoca nem cacava mais com flechas e lancas mas sim com armas de fogo. Porem Flaherty queria mostrar como os ancestrais dele sobreviviam.
    Muitas perguntas vieram a minha cabeca quando eu estava assistindo esse filme. Primeiramente como as filmagens foram feitas naquele tempo terrivel? Segundo, como queFlaherty conseguiu conhecer aquela familia e convence-los a graver algo que eles nunca tinham ouvido falar? Minha resposta para essas perguntas e que simplesmente ele foi corajoso e inovador, pois esse filme e incrivel, interessante e envolvente. Simplesmente foi um dos melhores que assisti desde que comecei a lista 1001 Filmes Para Assistir Antes de Morrer.
    Detalhe para a cena de como eles montam o iglu e ainda fazem uma janela nele. Incrivel como o ser humano consegue ser inteligente e criativo quando quer  (so quando quer ne).
    Ahhhhh, o proximo filme sera Nosferatu, filme que estou querendoooooo muito ver desde sempre.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário