terça-feira, 17 de março de 2015

   Acabei de terminar o meu decimo primeiro filme da lista 1001 filmes para ver antes de morrer. O filme foi  Órfãs da Tempestade (Orphans of the Storm) de 1921. Dirigido por ele, o homem. O mito. D.W. Griffith. E claro, estrelado por sua musa inspiradora, Lilian Gish (fiz uma biografia dela aqui ). Dessa vez, ela não esta sozinha, esta com a sua irma amis nova Dorothy Gish.
    Li que esse foi o ultimo filme famoso de Griffith e Lilian Gish :(
    Sinopse: O filme se passa na Revolução Francesa, onde duas orfas ( Dorothy e Lilian) vao a Paris para tentar achar a cura da cegueira de Louise (Dorothy). Porem, elas sao separadas em Paris e enquanto Louise cai nas garras de uma mendiga que a faz pedir dinheiro, Henriette e raptada e levada para uma festa muito da doida, onde ela conhece um aristocrata que se apaixona por ela.
    A revolução explode. Todos os aristocratas sao condenados a morte, inclusive o amor de Henriette, que além de ter que procurar sua irma perdida, ainda tem que proteger o seu amado e a si mesma por proteger ele.
   Meus Comentarios: Esse e o filme mais perfeito de Griffith em muitas formas. Ele usa muitos close-ups nos personagens e faz tomadas de vários ângulos (algumas deixando ate a cena com um corte interessante).
   As irmãs sao extremamente bonitas, claro que Lilian sendo mais e tendo muito mais presença que a irma. As duas sao exatamente do mesmo tamanho, usam vestidos iguais e cabelos igualmente caracolados. Algumas cenas eu cheguei a me confundir.
   Apesar de o filme se passar na Revolução Francesa, todas as outras mulheres que aparecem em cena usam cabelo e maquiagem dos anos 20 mesmo, com aquelas boquinhas de coração e tudo. Ahhh Griffith.
  Não posso deixar de comentar que apesar de serem irmãs na vida real e no filme não deixei de achar curioso o fato de elas sempre beijarem na boca em cena. Tanto que elas passam mais tempo se beijando do que beijando os amores delas. Achei interessante essa pureza que tem no filme. Não seria assim hoje em dia, com certeza.
  Griffith também não era alguém que deixava de fazer uma cena grandiosa por falta ser mao de vaca. Em cenas de batalhas, existem centenas de figurantes normalmente em um set mais grandioso ainda.
 Acredito que esse foi o meu ultimo filme de Griffith. Me bateu ate uma certa tristeza, pois os filmes dele realmente eram inovadores, principalmente para a época. Ele usava bons elementos de filmagem, uma trilha sonora muito bem trabalhada (chega a ser eletrizante em alguns momentos) e uma boa escolha de cast. Recomendo

 
 
Griffth
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário