quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Cemiterio da Recoleta - Buenos Aires

    Boa noite gente (depende do horário que você está lendo isso. Aqui de onde escrevo é uma noite quente pra caramba).
    E para começar bem essa noite, eu resolvi continuar a escrever sobre Buenos Aires e nada melhor do que falar sobre uns dos lugares mais emblemáticos da cidade do que o Cemitério da Recoleta.
    O Cemitério é na minha humilde opinião, o cemitério mais lindo do mundo (ganha fácil do Pere-Laichaise de Paris que tem muitas celebridades). O da Recoleta é totalmente plano, não se enterram mais lá ( ah não ser que que seja um ex presidente ou algo do mesmo nível), tem uma arte tumular linda e bem trabalhada, tem o fato super diferente para nós brasileiros de deixarem os caixões a vista (isso mesmo que você leu, você vê praticamente todos os caixões dentro dos túmulos) EEEEE ainda por cima tem historias super interessantes, tão interessantes que eu resolvi falar dessas historias tão intrigantes.
 
   Para começar, vou falar um pouco da minha tumba favorita. A da Liliana Crociati.


 
Liliana Crociati era uma jovem de 26 anos que foi passar a lua de mel na Áustria quando uma avalanche a matou no próprio hotel.
Sofrendo pela morte de sua filha, os pais decidiram reproduzir o seu quarto como tumba (no estilo gótico e que infelizmente não podemos ver) e também reproduzir sua imagem em tamanho natural junto ao seu cachorro que morreu não muito tempo depois. (Rola a lenda que se você tocar o fuço do cachorro, você terá sorte na vida).
Uma outra curiosidade dessa tumba é que é dito (e tem até umas fotos na internet para provar) que um gatinho passa todo o tempo do lado da estatua do cachorro, como se cuidando da tumba (eu pelo menos não vi o gatinho em nenhuma das 3 vezes que visitei o cemitério).

 

 


 
 
Uma das historias mais macabras que o cemitério tem é de Rufina Cambaceres.
 
 
   Rufina Cambaceres estava se preparando para a ''festa'' de 19 anos quando desmaiou em seu quarto e foi declarada morta no mesmo dia (em seu aniversario).
   Dois dias depois, sua avó que não tinha a visto para dizer Adeus, pediu para a levarem no cemitério e abrirem seu caixão (alias, o caixão mais lindo já visto, de mármore branco e tudo e que também fica a mostra), para que ela pudesse se despedir de sua neta. Quando o caixão foi aberto, ele estava todo unhado, assim como o rosto de Rufina.
   Seu tumulo foi inspirado em sua morte terrível, que mostra uma menina que aparentemente esta abrindo uma porta para tentar sair. É um dos túmulos mais conhecidos de todo o cemitério e eu ainda diria que um dos mais bonitos.
   Outro fato interessante é que Rufina desmaiou por que a melhor amiga dela foi contar em segredo a ela que ela tinha visto a mãe de Rufina beijando o noivo da mesmo (éee). Tanto que depois que a Rufina morreu, a mãe dela teve um filho com o ex namorado dela.
 


 

 

 
Outro caso que é extremamente conhecida e interessante é a do casal Salvador María del Carril e Tiburcia Dominguez.

O casal teve uma briga super feia envolvendo os débitos da esposa terminando com Salvador dizendo que não pagaria todas as contas que ela estava fazendo. Tiburcia ficou tão brava que eles passaram 20 anos sem se falar.
Um dia, salvador veio a falecer, Tiburcia mandou fazer uma estatua parecida com o seu marido (não só na aparência, mas também nos trejeitos, ele sério, pensativo, frio em sua cadeira) voltado para o sul.
15 anos depois foi a vez de Tiburcia a falecer e seu último pedido foi que ela tivesse um busto feito olhando para o norte, querendo exatamente a dizer que ela estaria brava com ele na vida, na morte e além.
 



Meu ultimo caso de hoje é de ninguém menos do que da conhecida Mãe dos Probres >>Eva Peron<< ou como ela era conhecida, a Evita.
Eva Peron era simplesmente a mulher do presidente da Argentina, o Juan Domingo Peron e por incrível que pareça, ela era muito mais amada do que ele. Ela é uma instituição na Argentina e você encontra monumentos, fotos e dinheiro (a nota de 100 tem o rosto dela) em todos os lugares.
Porem, Eva morreu bem jovem, aos 33 anos de idade e de um câncer no útero. Quando ela morreu, é famosa a historia de que o país parou, por que ela era a única esperança que pairava no lugar.
Por mais mórbido que seja, seu corpo foi roubado, escondido, embalsamado e encontrado só 30 anos depois. Ele foi roubado para que não tivesse cultos ao Peronismo (politica do casal).
Quando seu corpo foi encontrado, ele foi enterrado no cemitério da recoleta, em um tumulo super simples, dentro de um banker e a mais de três metros abaixo do chão (ninguém quer um roubo assim de novo, certo)





PS: Outra curiosidade é que o Cemiterio é famoso pelo número incrível de gatos que encontramos ali.







Segue umas outras fotos do lugar:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário