terça-feira, 12 de abril de 2016

Edificio Martinelli - São Bento, Centro

     Esse é com certeza um dos lugares que mais gosto da cidade. O Edifício Martinelli.
     Lá para 2012, eu estava andando com a minha mãe pela São Bento, quando ela me disse para olhar para cima e ver que um dos maiores edifícios da cidade tinha um castelo lá no topo. Eu olhei e realmente constatei que era verdade. O lugar era incrível e eu queria conhece-lo de qualquer maneira. Demorou mais um menos um ano para eu conseguir subir, mas valeu a pena com toda a certeza.
    No Edifício tem visitas guiadas que contam a história do lugar (meio macabra viu!!). Ele foi idealizado por Giuseppe Martinelli, um italiano que veio morar no Brasil e que sonhou a vida toda com um prédio como o Edifício Martinelli. A construção do prédio começou em 1922 e só foi terminado em 1934, com Giuseppe fazendo um pequeno castelo para ele no topo do prédio. Porem, as coisas não saíram do jeito que ele esperava e ele acabou perdendo toda a sua fortuna, incluindo o edifício. Giuseppe ficou tão sentido por ter perdido o prédio de seus sonhos que ele veio falecer logo depois em 1946.
     Nos anos 50 para frente, o Edifício passou por um turbilhão em degradação. O prédio foi invadido por sem tetos e virou quase que um lixo ao ceu aberto (e não estou exagerando, os moradores jogavam lixo no vão do elevador que para limpar demorou anos).
     Quando finalmente o prédio foi limpo e desapropriado eles encontraram corpos dentro do edifício (é, vocês viram como eu não exagerei) e o limparam de cabo a rabo.
     Ele foi finalmente liberado nos anos 70 e virou secretarias eeeee claro também foi aberto para visitações.
     O lugar tem uma vista panorama da cidade inteirinha (dá para ver até o pico do Jaraguá). chega a ser até meio impressionante o tamanho do lugar e o tamanho da nossa famosa selva de pedras.
     Apesar de o castelo no topo ser muito bonito, ele também esta decaindo  pelo tempo e pela falta de manutenção (na segunda vez que fui lá as 9h da manhã e só tinha eu para visitar o guia me disse que infelizmente o governo não esta ajudando eles para nada e nem contribuindo para o lugar ser um museu, afinal, lá não tem nem um retrato de Giuseppe Martinelli). Eu dei a ideia de a visita ser paga, pelo menos com uns 2 reais, pois assim ajudaria um pouco mais, massssss o governo não quer. Vou te contar viu. O governo realmente não ajuda nem em programa culturais.
    Recomendo muito essa visita (principalmente por ser de graça). Vale muito a pena.





































Nenhum comentário:

Postar um comentário