sexta-feira, 8 de abril de 2016

Fundação Ema Klabin - Jardim Europa

    Ahhh e finalmente consegui ir em um dos lugares mais aguardados por mim. A Fundação Ema Klabin.
    Se vocês querem saber o motivo do qual eu queria TANTOOO ir é super fácil perceber pelas fotos abaixo. O lugar é incrivelmente lindo e ainda é mais maravilhoso por dentro.
    Quando estou pesquisando sobre lugares que posso escrever no blog o nome Fundação Ema Klabin sempre aparece em qualquer lugar, então eu acabei colocando na minha cabeça que um dia eu iria visitar a Fundação e checar o jardim que ali tem (afinal sou apaixonada por jardins e flores).
    Minha jornada para entrar na Fundação não foi fácil, afinal já tinha tentado ir duas vezes (na primeira encontramos o lugar fechado e na segunda eu cheguei algumas horas antes de abrir, o lugar abre as 14h, e cheguei as 10 da manhã, aí resolvi ir embora). Dessa vez, fui preparada e consegui entrar (as 14h, claro!!). Paguei 10 reais para entrar e adentrei no mundo de Ema Klabin.
    Ema Klabin nasceu no Rio de Janeiro e foi uma mulher super fascinante. Ela era colecionadora de obras (chegaremos nessa parte logo), tomou conta dos negócios do pai quando ele morreu, construiu uma casa maravilhosa, viajou o mundo e ainda inspirava arte para o Brasil. Ufa! Falei, ela era uma pessoa super fascinante.
    Conheci a vida de Ema em um video no começo da visita e em sua casa, pois deixaram a casa do jeito que ela deixou, com os móveis em todos os lugares onde estavam antes e todas as suas obras de coleção. Maravilhoso.
    A visita foi muito interessante com acesso a todas as acomodações da casa (que é quase um palacete), uma visita ao jardim (também chegaremos nessa parte daqui a pouco) e ainda uma checada em todas as obras que eram da coleção de Ema. As obras passam por artistas brasileiros como Portinari e Lasar Segall e por obras de artistas do mundo todo. Do Japão até a Holanda, vemos obras antiquíssimas até mais novas.
    E agora vamos chegando para a parte que eu sempre gosto por demais. O jardim. Bom, quem me conhece sabe que eu amo qualquer tipo de jardim e o jardim da Fundação não me decepcionou. O jardim tem um lago com carpas (tinha uma carpa amarela linda que eu nunca tinha visto uma parecida), com várias árvores e vista para o MIS (onde está tendo a exposição do Tim Burton). É de tirar o ar (só isso que eu tenho para falar).
    Gostaria de agradecer a Raquel que foi a minha guia no lugar. Ela, que me mostrou o lugar inteiro por duas horas e me tirou dezenas de dúvidas que tinha ainda deixou a visita mais interessante e ainda me deu ideias com assuntos acadêmicos. Obrigada pela atenção.
    Informações adicionais: O lugar tem uma biblioteca onde você pode encontrar livros antigos e melhor, você olhar os livros e pesquisa-los, basta mandar um email para a Fundação e pedir. O lugar também oferece atos musicais e tem uma programação cultural de babar, só olhar no site a programação e ser feliz. Ahhh, outra coisa. De sextas, a Fundação é de graça e não precisa marcar horário, é só chegar lá e visitar (recomendo).
     Infelizmente não pode tirar fotos dentro do lugar, então não vou conseguir mostrar o quão lindo é, masssssss tenho fotos do jardim para mostrar.








































Nenhum comentário:

Postar um comentário